Blog da VS Lab

Dos nossos bastidores para você!

Por trás das páginas web

Acessar sites faz parte de nossa rotina diária e fazemos isso quase de forma inconsciente. É uma das principais fontes de informação: qualquer dúvida, a internet responde com incontáveis sites sobre tudo e todos os tipos de assuntos e infinitos tutoriais. Mas você já se perguntou como essas páginas são desenvolvidas? O que existe por trás de uma página web? Vamos responder essas e outras questões neste post. Seja bem-vindo ao mundo web.

Existem muitas formas e muitas tecnologias que podem ser usadas para desenvolver uma página ou sistema, mas hoje vamos falar da porta de entrada de muitos desenvolvedores para o mundo web, o HTML.

Se para você essa sigla não soa muito familiar, fique tranquilo pois não é tão complexo quanto parece: o HTML é o esqueleto de praticamente todas as páginas que existem na internet. Ele está presente em todo projeto web que você encontrará, nem que seja em apenas 1% da página. Juntamente com outras tecnologias como CSS e JAVASCRIPT é possível fazer páginas incríveis, falaremos destas tecnologias em um próximo post, até mesmo porque outras tecnologias, como o JAVASCRIPT, não se limita só a aplicações na web. Se fizéssemos uma analogia ao corpo humano, poderíamos ter o HTML como o esqueleto, o CSS o corpo e o JAVASCRIPT o sistema nervoso.

Hyper Text Markup Language, no bom e velho português, significa Linguagem de Marcação de Hipertexto. Ah, e antes de começarmos, não confunda HTML com programação! HTML NÃO É LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO e sim de MARCAÇÃO. Nunca se esqueça disso.

O que é o HTML?

O HTML nasceu no ano de 1990 e foi desenvolvido por um cientista chamado Tim Berners-Lee. A finalidade inicial era a de tornar possível o acesso e a troca de informações e de documentação de pesquisas entre cientistas de diferentes universidades. O projeto inicial tornou-se um sucesso jamais imaginado por Tim Berners-Lee. Ao criar o HTML, ele lançou as fundações da Internet tal como a conhecemos atualmente.

A linguagem HTML é o padrão de linguagem para a criação de páginas na Internet. Serve para os mais variados fins, como criação de páginas pessoais, de empresas, no ramo de educação e outros. Pode ser, também, utilizado em redes intranet. O HTML permite integração com outras linguagens como PHP, MySQL, Postgree, Javascript e diversas outras linguagens que tornam a web mais dinâmica.

Podemos comparar o HTML com um documento de texto: ele tem título, parágrafos e subtítulos. E esta é a função primordial do HTML: estruturar uma página e definir onde vai ficar cada coisa.

Utilizamos tags para definir o que é cada elemento da página. As tags são como contêineres, algumas possuem a tag de abertura e de fechamento e outras não.

<div> – Tag de abertura

</div> – Tag de fechamento

Note que tags de fechamento são sempre marcadas pelo caractere de barra: /

Dentro das tags é possível adicionar alguns atributos.

<div class= atributo> valor do atributo </div>

Em breve, trarei uma série de tutoriais básicos para desenvolvermos nossos primeiros passos no HTML.

Essa normalmente é a porta de entrada para o mundo do desenvolvimento web. Evidentemente, apenas isso não é o suficiente para se tornar um desenvolvedor por completo: existem muitas tecnologias que também devem ser aplicadas no desenvolvimento de uma página ou aplicação web, como o CSS, Javascript e seus infinitos frameworks e bibliotecas. Mas conhecer o HTML é fundamental para darmos o primeiro passo rumo ao desenvolvimento dentro de um mundo incrível (Sou suspeito para falar sobre isso, na verdade. Hahaha)

Por fim, tenhamos em mente que o HTML está presente em nossas vidas e no nosso dia a dia há anos, e muitas vezes nem damos conta da presença desta tecnologia, passando despercebida quando utilizamos um aplicativo de celular ou acessamos um site, mas ela está lá.

Em breve, estarei de volta falando um pouco mais sobre as tecnologias de desenvolvimento e programação, assim como a série de tutoriais básicos que citei. Continue nos acompanhando!

Até a próxima!

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Últimas novidades do blog

Tech
Adriano Aluizi

Por trás das páginas web

Acessar sites faz parte de nossa rotina diária e fazemos isso quase de forma inconsciente. É uma das principais fontes de informação: qualquer dúvida, a

Continue lendo
Bastidores
Lucas Meneghin

Ser especialista ou generalista?

Com todo o avanço dos recursos das mídias sociais e a preferência do público por conteúdos efêmeros (devemos agradecer ao Snapchat ou ao Instagram Stories?),

Continue lendo

Copyright © 2021
VS Lab – Comunicação e Marketing
Todos os direitos reservados